Muito já se ouviu falar que a depressão é considerada a doença do século XXI, mas você sabe como é realmente uma pessoa com depressão? No Blog de hoje iremos falar sobre a máscara da depressão, um termo pouco falado nos dias de hoje e que é de grande importância para identificação da doença. 

O que é a depressão? 

A depressão altera a forma como nos sentimos, pensamos e agimos. Dessa forma, ela é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela apatia, falta de motivação, falta de vontade de fazer atividades prazerosas, entre outros sintomas.

Essa doença afeta milhares de pessoas de todas as idades, gêneros e estilos de vida, podendo ser leve, média ou grave. Além disso, é essencial que o diagnóstico seja feito por um profissional especialista da área, porém é possível conseguir reconhecer alguns sintomas em si mesmo e a partir daí buscar a devida ajuda.

Por isso, é tão importante saber a máscara da depressão, ou seja, como ela afeta as pessoas e a forma com que ela se manifesta. 

 

A máscara da depressão. 

É comum vermos casos de pessoas que possuem depressão e nem sabem que estão com a doença. Assim, é importante ficarmos atentos aos sinais que o nosso corpo e mente manifestam, além dos sinais que as pessoas próximas podem manifestar.

Portanto, quem possui essa enfermidade costuma sentir-se amargurado, sem esperança, com baixa autoestima e frequentemente culpa-se pelo que ocorre a sua volta. É comum que apresente também dificuldades de manter uma boa rotina de sono e que tenha alterações de apetite.

Dessa forma é necessário ficar atento a esses sinais, porque muitas vezes o depressivo tenta esconder e mascarar seus sentimentos, fingindo que está tudo bem. Isso faz com que eles se afundem cada vez mais na doença.

 

A diferença entre depressão e tristeza

As pessoas depressivas além de não sentirem mais prazer e nem interesse pelas atividades que desempenhavam antes com entusiasmo, também se encontram com uma permanente sensação de tristeza e descontentamento.

A tristeza em si é uma emoção presente em todos nós, costuma ser pontual e geralmente expressa diante de algum evento ou ciclo que não conseguimos lidar, mas tende a se arrastar.

Já a depressão compreende várias sensações desconfortáveis incluindo a de estar preso ao passado e a eventos ruins formando um looping negativo. Isso afeta a vida da pessoa depressiva em vários aspectos: saúde, família, trabalho, relacionamentos e vida social.

Outro grande senso comum que ouvimos dizer é que a tristeza está relacionada com a “fraqueza” emocional. Por isso, muita gente tenta reprimir as próprias angústias, levando-as a se sentirem cada vez mais desamparadas.

Com isso, é necessário sempre prestar atenção a si mesmo e quem está ao seu redor. Os depressivos “perdem o gás” ficando sem esperança, irritados e com uma constante percepção de culpa e desvalor.

É importante notar que usar máscara pode ser uma forma, até certo ponto, eficaz de evitar a dor, o julgamento e o peso dos olhos dos outros. Mas esse disfarce pode levar ao agravamento do quadro e uma sensação iminente de impotência diante da vida.

Se interessou pelo tema e quer saber mais? 

Karina Marcuci | Ação Mental

Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada, Especialista em Neurociência e Comportamento.

Entre em contato agora mesmo.

Nosso WhatsApp 📱 (14) 99743-1020.

Atendimento em Bauru e Barra Bonita.

Compartilhar: