Já falamos aqui sobre a máscara da depressão e a importância de prestar atenção nos sintomas da doença para que você busque a ajuda necessária o mais rápido possível. Há muitos fatores que podem fazer que você desenvolva a doença. 

Por isso, no blog de hoje iremos falar sobre um tema super atual e importante que é a piora nos casos de depressão durante a pandemia. 

Fatores que causam depressão

É pouco discutido, porém a depressão pode se desenvolver além das causas biológicas. Há muitos fatores externos que podem fazer com que você desenvolva a enfermidade. 

Uma das principais causas são eventos estressantes recorrentes no dia a dia. Porém, é importante destacar que a gravidade de tais eventos variam de pessoa para pessoa, por exemplo, o término de um relacionamento ou a perda de um ente querido pode ser o suficiente para engatilhar a depressão para uns e para outros não. 

Outro ponto comum em desenvolver a doença é o consumo exagerado de drogas e bebidas alcoólicas. Isso ocorre principalmente quando tal ato além de ocorrer com frequência, também é feito sempre que você está em momentos difíceis. 

Além disso, mudanças inesperadas, impactantes e a solidão também podem estimular o início da doença. Por isso é que está ocorrendo uma piora nos casos de depressão durante a pandemia. 

Depressão e pandemia

O coronavírus surgiu de uma maneira muito abrupta fazendo com que muitos de nós nos sentissem vulneráveis e ansiosos por não sabermos o que será do nosso futuro. 

Assim, o medo de ser contaminado pela doença, o medo de perdermos nossos conhecidos e por não saber até quando iremos nos encontrar nessa situação se torna um gatilho. Dessa forma, passamos a nos sentir cada vez mais inseguros e ansiosos.

Além disso, a solidão de ficar isolado durante toda a quarentena é um fator muito agravante nos casos de depressão durante a pandemia. Isso pode fazer com que pessoas saudáveis comecem a desenvolver a enfermidade e quem já possui a doença comece a piorar. 

Portanto, caso você tenha percebido que pandemia mudou algumas coisas em você, procure ajuda profissional. Hoje em dia há psicólogos fazendo atendimentos online para preservar a saúde dos seus pacientes. 

Se interessou pelo tema e quer saber mais? 

Karina Marcuci | Ação Mental

Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada, Especialista em Neurociência e Comportamento.

Entre em contato agora mesmo.

Nosso WhatsApp 📱 (14) 99743-1020.

Atendimento em Bauru e Barra Bonita.

Compartilhar: