O ato de começar um tratamento psicológico é muito corajoso, pois envolve muitas questões pessoais e de enfrentamento de medos, fobias, compulsão, ansiedade, depressão dentre muitos outros fatores. Por isso, é comum ter dúvidas quando se inicia o processo. 

No blog de hoje iremos falar sobre o que fazer assim que se inicia um tratamento contra depressão. 

Quanto tempo leva para melhorar da depressão?

Essa com certeza é uma das perguntas mais recorrentes quando o assunto é o tratamento contra depressão. Primeiramente, é importante deixar claro que o quadro depressivo deve ser avaliado pelo especialista que irá fazer seu tratamento, para ele verificar a gravidade do caso. 

A partir daí, se iniciará o processo e com o passar das sessões o profissional irá lhe informar como está o andamento. Não há um tempo pré-estabelecido para os tratamentos pois varia muito de caso para caso e pessoa para pessoa. 

Aproveite ao máximo as sessões. 

O início de um tratamento contra depressão pode ser muito doloroso. Porém, com o passar de cada encontro com seu psicólogo o processo vai ficar menos doloroso, pois é como se fosse tirar um peso sob os ombros. 

Portanto, a minha dica é de aproveitar ao máximo as sessões. Não fique com vergonha de falar e abuse das palavras, só assim o terapeuta irá conseguir te auxiliar na resolução de seus problemas. 

Além disso, seja sincero e busque uma periodicidade em seu tratamento. É normal se sentir inseguro e com medo de falar sobre as coisas quando se inicia um tratamento, porém é importante ir se livrando disso com o tempo, e também não pular sessões, porque assim o processo se torna cada vez mais efetivo. 

Um grande fator de motivação durante o processo é comemorar as pequenas conquistas que você obteve. Por mais simples e bobo que pareça, é a partir disso que você encontrará forças nos momentos em que pensar em desistir ou encontrar resistência em continuar o tratamento. 

Portanto, esteja aberto para enfrentar todas as etapas do tratamento. É essencial que você se envolva com a terapia e com o seu terapeuta, pois é aproveitando todos os recursos que ele tem para te oferecer que você encontrará os caminhos para melhorar dos seus traumas. 

Os benefícios do tratamento contra a depressão

Assim que o tratamento contra depressão começa a fazer efeito, você consegue notar diferenças na sua vida. A forma como você enxerga o mundo e pensa se transformará e você também irá conseguir saber lidar melhor com o que lhe deixa mal. 

A partir de um tratamento correto, com um profissional especializado, você percebe que a apatia, a tristeza e a falta de motivação irão sumir aos poucos. Pois é com a ajuda de um terapeuta que esses sentimentos vão mudando e o seu bem estar vai melhorando cada vez mais.

Além disso, você será guiado até o ponto de início do seu incômodo para ser solucionado. Porém, para isso, é importante deixar a resistência do tratamento de lado e pensar que para a melhora do seu quadro é necessário fazer um tratamento correto. 

Com isso, é importante termos em mente que após o início do tratamento, seguindo ao máximo as dicas que foram dadas aqui, você perceberá uma melhora incrível no seu quadro. Independente do tipo de tratamento que você buscar, é importante sentir-se confiante com o profissional que estiver junto contigo nessa jornada. 

Se interessou pelo tema e quer saber mais? 

Karina Marcuci | Ação Mental

Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada, Especialista em Neurociência e Comportamento.

Entre em contato agora mesmo.

Nosso WhatsApp 📱 (14) 99743-1020.

Atendimento em Bauru e Barra Bonita.

Compartilhar: