Fobias e medos estão presentes no cotidiano de várias pessoas, mas muitas nem sabem que suas angústias podem estar associadas a isso e que podem sim serem tratadas com ajuda psicológica.

Fobia e medo não são sinônimos. Enquanto o medo é um sentimento natural do ser humano e pode aparecer em intensidades diferentes ligado a um ou outro ocorrido, a fobia é mais intensa e pode desencadear reações inesperadas e até irracionais. Aqui no site você encontra um blog diferenciando o pânico, medo e fobia!

 

Quais os tratamentos para fobias e medos

Frequentemente os indivíduos têm receio de falar de seus medos ou fobias, por conta do julgamento alheio ou até da exposição. Isso faz com que eles se retraíam e não busquem ajuda profissional. Lembre-se que na Psicologia não há julgamentos e todo profissional está disposto a ajudá-lo(a)!

Podemos trabalhar o medo na terapia, assim como a fobia também, com auxílio da hipnoterapia para alcançarmos a expansão da mente. Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de medicamentos com prescrição psiquiátrica.

Durante a sessão, o/a psicólogo(a) acolherá e procurará entender os mecanismos que disparam o medo ou a fobia, para que você aos poucos aprenda técnicas para dessensibilizar e possa lidar sozinho com o que tanto teme hoje.

É como aquela metáfora do bicho de sete cabeças: aos poucos, você vai cortando cada uma das cabeças do seu medo e o dominando por completo. Com a fobia o processo é semelhante, podendo demorar um pouco mais de tempo.

 

Aprenda a lidar com seus medos!

No meu livro “Chega de Fugir do Medo”, eu abordo sobre formas efetivas para lidar com os medos. A partir de atividades terapêuticas passadas por mim, você ganha mais consciência sobre si no sentido do medo e consegue distinguir pontos que antes não conseguiria.

Também estou à disposição para quaisquer dúvidas ou orientações a respeito do tema. Devemos buscar pelo bem-estar emocional, por isso é necessário lidar com as angústias que aparecem no nosso cotidiano. A Psicologia unida à hipnoterapia pode ter a resposta efetiva para seus medos e fobias.

Você não precisa viver isso sozinho.

Compartilhar: