Ansiedade é um alerta, uma resposta do organismo que pode nos ajudar a enfrentar novos desafios, mas, quando em excesso atrapalha e nos desorganiza. Por isso, as pessoas que têm ansiedade generalizada possuem preocupação excessivas cotidianas, muitas vezes sem motivos óbvios. 

Porém, é muito comum ouvirmos em nossa sociedade que a ansiedade é uma “frescura”, eles não entendem o peso que conviver com tal preocupação é como ter um monstro assombrando nossas vidas. Dessa forma, no blog de hoje iremos falar sobre o monstro da ansiedade.

O que é a ansiedade? 

É importante dizer que a ansiedade é uma sensação natural, que aparece quando nosso organismo capta alguma ameaça, real ou imaginária. Mas quando a ansiedade se torna algo ruim? 

A partir do momento em que a ansiedade se torna algo desconfortável, a mente fixa nos contextos ruins, ruminando ameaças. E, se isso, e, se aquilo, e se…! Tal contexto pode paralisar e prejudicar a nossa capacidade de resolver situações do dia a dia,  é quando precisamos tomar cuidado. 

Pensamentos e também preocupações começam a dominar a cabeça da pessoa ansiosa. Elas passam a ter a sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento e isso vai corroendo-as aos poucos e limitando a ação.

Alguns dos sintomas da ansiedade são a visão irreal dos problemas, sensação de estar sempre nervoso, dificuldade de manter concentração, irritabilidade e medos e preocupações excessivas. 

O monstro da ansiedade

Como dito anteriormente, muitas pessoas acreditam que a ansiedade não é um problema real e que não passa de um “exagero”. Além disso, a sociedade tem o costume de pensar que quem sofre de ansiedade faz isso para chamar atenção ou usa desse recurso para dar desculpas, por exemplo, quando não conclui uma tarefa.

Porém, imagine você viver com preocupações contínuas e progressivas que afetam em todos os sentidos da vida.

O peso que uma pessoa ansiosa carrega é extremamente grande e ter que lidar com isso calado, com medo do julgamento de uma sociedade muitas vezes pouco esclarecida em relação ao assunto é mais assustador ainda. 

A ansiedade pode se tornar uma doença que precisa ser levada mais a sério. Por isso, é importante a busca de um profissional especializado a fim de se iniciar um tratamento adequado.

Se interessou pelo tema e quer saber mais? 

Karina Marcuci | Ação Mental

Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada, Especialista em Neurociência e Comportamento.

Entre em contato agora mesmo.

Nosso WhatsApp 📱 (14) 99743-1020.

Atendimento em Bauru e Barra Bonita.

 

Compartilhar: