Olhar para o interior de nós mesmos é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Reconheço que os tempos atuais estão repletos de crises e instabilidade. Devido a isso, cuidar da nossa saúde emocional é ainda mais necessário, já que está no nosso controle, ao contrário do caos externo.
A Psicologia define a inteligência emocional como a capacidade do indivíduo reconhecer seus sentimentos, emoções e lidar com eles de forma saudável. Quando há um perfeito equilíbrio e entendimento, é o que chamamos de saúde emocional.
Com a saúde emocional em dia, possuímos mais habilidades para lidar com os problemas, seja de âmbito pessoal, profissional, social, financeiro e acadêmico. Além disso, pessoas saudáveis emocionalmente tendem a ter muito menos transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.
Aliás, estudos científicos já provaram que sentimentos mal resolvidos do paciente pode facilitar o aparecimento de doenças físicas como câncer, diabetes, patologias cardíacas e herpes labial, além de dores de cabeça e estômago em momentos de estresse.
Portanto, desenvolver e aprimorar a saúde emocional deve ser aprendida por todos. Confira alguns costumes para pôr em prática já!
- Procure nomear suas emoções e refletir sobre os pensamentos que teve em cada situação. Caso seja pensamentos negativos, não os reprima. Você deve reconhecer que algumas experiências são desconfortáveis de sentir, porém necessárias.
- Aceite que existem muitas coisas que não estão no seu controle, inclusive as ações das pessoas. Liberte-se de fardos que não são seus. Lembre-se de focar nos seus próprios atos e o que você pode fazer para melhorar sua vida independente de agentes externos.
- Aprenda a dominar as suas emoções e não suprimi-las. Você é um ser racional e está no controle de si. Não deixe que sua mente aja contra você. Para isso, recomenda fazer exercícios de respiração, meditação e manter uma rotina de exercícios físicos que mais te agradam.
- Permita-se ser um pouco egoísta. Respeite seus limites e não seja refém dos problemas que não pertencem a você. Diga “não” quando sentir que deve. E realize práticas de autocuidado que o deixem feliz.
- Busque ajuda! Não há vergonha nenhuma em fazer terapia. Cuide da sua mente. Já conhece o método da hipnoterapia? É uma técnica que proporciona uma jornada profunda sobre autoconhecimento e enfrentamento de emoções.
Se interessou? Eu posso te ajudar!